24.2.13

Sem o estado, ponte de pedestres é financiada colaborativamente

Um dos temas que mais rendeu acessos neste site até hoje, "Urbanismo Colaborativo 2.0" está ganhando força pelo mundo. Traduzido de Co.Exist:

A Luchtsingel é uma passarela de pedestres em Roterdã (na Holanda) com dois atributos interessantes. Primeiro, ela é toda de madeira - 17,000 tábuas no total. Segundo, ela é financiada por doações individuais, não pelos cofres da cidade. Cada pedaço tem o nome de alguém.



Concebida por um escritório de design local chamado Zones Urbaines Sensibles, a ideia é reconectar a parte da cidade cortada pelo tráfego. Tornando a área caminhável novamente, a esperança é de atrair lojas, restaurante e pequenos negócios para a área.

"A área ao redor de Hofplein no centro de Roterdã era antigamente um distrito cheio de vida mas agora é dominado por alto tráfego," dis Anushka Wardenaar, do ZUS. "Isto reconecta o centro da cidade com os distritos do norte."

A ponte é temporária, enquanto Roterdã consegue recursos necessários para construir algo permanente. Mas é provável que a Luchstingel ficará por um bom tempo. De acordo com o cronograma atual da prefeitura, a nova ponte não será financiada nos próximos 30 anos.


"Se a cidade não vai pagar por algo que os cidadãos querem,
pelo menos agora os cidadãos podem pagar por eles mesmos."

"A área não pode esperar tanto tempo," diz Wardenaar. "O financiamento colaborativo permite uma forma alternativa [para que] a construção inicie décadas antes. Melhoramentos na área não são mais totalmente dependentes de incorporações imobiliárias."

As tábuas variam entre 25 Euros (R$75) a a 1250 Euros, e a esperança é de estender a ponte se mais recursos se tornem disponíveis. O projeto é um dos vários ao redor do mundo fazendo uso do financiamento colaborativo para obras públicas atrasadas. Se a cidade não vai pagar por algo que os cidadãos querem, pelo menos agora os cidadãos podem pagar por eles mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário