3.5.13

Vídeo: "Planejamento, Regulação e... Favela?"

Essa semana estive na Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da USP falando sobre favelas. Foi a segunda vez que estive na USP falando sobre Urbanismo (na primeira vez estive na Poli falando sobre Seasteading), mesmo assim foi um desafio muito maior. Falar sobre favelas é um tema sensível no Brasil, já que aborda questões de forte desigualdade social, direito à moradia, corrupção, política e economia. Qualquer opinião em uma tema dessa natureza está sujeito à reações inesperadas e críticas dos ouvintes. Assim, fiquei muito satisfeito com a receptividade da platéia, que prestou atenção e contribuiu ao final com perguntas pertinentes ao tema.

O que me surpreendeu foi a aparente falta de interesse de Arquitetos e Urbanistas pelo tema: apesar de ser provavelmente a sede da instituição mais reconhecida em Urbanismo no Brasil (FAU-USP), talvez apenas metade da platéia eram estudantes de Arquitetura e Urbanismo, sendo o restante da Economia e de variadas Engenharias. Tanto na engenharia quanto na economia existem disciplinas de economia urbana e planejamento urbano, o que também explica a crescente participação desses profissionais no ramo de Urbanismo. Cadê vocês, colegas Urbanistas?

Abaixo, o vídeo completo com o áudio sincronizado com os meus slides, edição do Estudantes Pela Liberdade, que organizou o evento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário