25.8.14

Destruição Criativa, Caos Planejado


Quatro anos atrás comecei um blog sobre arquitetura e urbanismo com intuito de esclarecer dúvidas: pensamentos que, sendo escritos, podiam ser organizados, além de colocados à prova da humanidade ao serem publicados na internet. O ‘Rendering Freedom’ aprofundava temas que não eram abordados com a devida importância nem no ambiente acadêmico nem no trabalho (ou nenhum outro lugar, pra falar a verdade), mas que tinham grande impacto no futuro da cidade.

Com tempo percebi que eu não estava sozinho: o cidadão brasileiro – nem mesmo o arquiteto urbanista - não tem um caminho acessível para adquirir informação sobre como funciona o ambiente urbano, que soluções são viáveis e que políticas são as mais eficazes.

As atuais referências em língua portuguesa são superficiais demais, técnicas demais ou ideológicas demais: a fonte do meu aprendizado foi, em grande parte, uma vasta blogosfera internacional da qual o Brasil não faz parte.

Faltava um lugar onde um qualquer um – seja leigo, entusiasta ou urbanista – pudesse entrar e facilmente encontrar referências acessíveis mas sólidas pra qualquer assunto urbano. É hora de acabar com os ‘achismos’ ou as ‘tendências’ urbanas (às vezes ultrapassadas há mais de um século) que norteiam o pensamento do cidadão brasileiro.

Isso me levou a uma ‘destruição criativa’: terminar o blog que me inspirou a aprender sobre a cidade pra continuar escrevendo em uma nova plataforma, totalmente redesenhada e, principalmente, junto com os melhores colaboradores que eu poderia encontrar.

Assim, lanço aqui o novo ‘Caos Planejado’, um site composto por arquitetos, urbanistas, economistas, estudantes, empreendedores sociais, empreendedores imobiliários e, ainda, um engenheiro de transporte. São pessoas de competências totalmente diferentes mas totalmente complementares e indispensáveis para nossa compreensão do ambiente urbano.

Nossa proposta é ter textos acessíveis mas tecnicamente embasados, críticos mas ideologicamente isentos. Nosso interesse é a cidade: se for o teu também, te convido a ler o Caos Planejado.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e o novo site, realmente está difícil encontrar conteúdos de qualidade.

    ResponderExcluir