19.12.12

Links de fim de ano

Links deste mês recomendados para a leitura durante o recesso de fim de ano:

- "Como aprendi a parar de me preocupar e amar o condomínio de luxo": Stephen Smith explica como a construção de edifícios de luxo ajudam a diminuir os preços gerais dos imóveis da cidade, já que moradores de apartamentos de menor padrão deixam seus imóveis mas seus imóveis não deixam a cidade.

- Nova Iorque aprova lei que permite app de celular para táxis.

- Michael Hamilton explica o que significa política urbana libertária, porque ela é importante e como ela se difere das posições conservadoras - normalmente vistas como libertárias.

- Porque cidades densas são mais inteligentes e mais produtivas, Richard Florida escreve para o The Atlantic Cities.

- Resposta do Seasteading Institute à matéria do NPR, união das rádios estadunidenses: seasteading não tem nada a ver com a criação de uma ilha libertária, mas sim a criação de um sistema competitivo entre sociedades diferentes.

- Grupo de Donald Trump anuncia investimento bilionário no Rio de Janeiro, parte da Operação Urbana Porto Maravilha. Projeto "maquiado" de investimento: operação começou com a compra de todos os CEPACs pela Caixa Econômica, usando recursos do FGTS. Projeto segue o padrão "Trump" construtivo e um modelo urbano modernista "towers in a park": há grande corrupção estatal onde há grande controle estatal, e desenvolvimento urbano não foge à regra.

- Artigo do empreendimento Tysons Corner em Washington falando sobre o crescimento das cidades: assim como o direcionamento artificial de uma floresta pode prejudicá-la, o mesmo vale para o ambiente urbano.

- Fernando Haddad promete manter plano urbanístico de São Paulo lançado durante a gestão de Kassab. Ainda estou lendo o plano, mas quem tiver alguma opinião ou comentário a respeito seria interessante ouvi-la.

- Raquel Rolnik sai em defesa das PPPs anunciadas para o metrô paulistano

Nenhum comentário:

Postar um comentário