23.12.12

PMPA barra Pontos Interligados

Repostando da página do Facebook do Pontos Interligados, case que pode aparecer no meu projeto de livro:

Foto do equipamento abandonado. Crédito: Espiral Positiva
"Saudações!
Mais um ano se passou e continuamos na batalha para colocar nosso projeto piloto nos pontos de ônibus de Porto Alegre. 
Até acreditei que este ano ia acontecer, mas o processo voltou de novo para onde tudo começou…para os técnicos da EPTC. Os mesmos que escreveram a minuta do termo de cooperação lá no início de todo o processo e já conhecem nosso projeto de cabo a rabo... Ok, isto é normal, alguém dirá. O problema é que pra cada uma destas revisadas, perdemos no mínimo uns 3, ou 4 meses.

Para quem não sabe da história, nosso projeto piloto iria atender pontos de parada da linha T9, da Carris, dentro do período de 12 meses, circulando informações sobre os ônibus, itinerários, pontos de interesses próximos, e mais uma série de outras utilidades públicas em equipamentos instalados juntos aos pontos de ônibus selecionados. Basicamente isto. Sem custos para prefeitura. Nós bancamos tudo.
 
Parece um bom negócio para uma prefeitura preocupada com o bem estar da população que utiliza o meio de transporte público todos os dias? 
Eu não sei responder. Parece que não. 
Há dois anos, venho buscando uma autorização da prefeitura para dar inicio à instalação dos nossos equipamentos nos cerca de 10 pontos de ônibus pré-selecionados. 
Entenda por "prefeitura": EPTC (conhecida de todos), CAIMU (mobiliário urbano), PMG (procuradoria), SMOV... etc...etc...E cada vez que o processo vai pra alguma destas secretarias, passa pelo corpo técnico, pelo corpo jurídico....e em cada departamento, meses e meses. 
Mas se todos acham o projeto fantástico quando este é apresentado, e entendem o quanto ele poderia beneficiar a cidade, por que o processo simplesmente não anda, caro Exmo Sr. Cesar Busatto? 
A resposta não existe. Não da boca dos secretários. A dificuldade é que estamos em Porto Alegre. Uma secretaria fica empurrando o processo de la pra cá. Engessando. Por isto estamos meio a este empurra-empurra desde 2010 à espera de uma permissão que ja foi concedida várias vezes verbalmente, mas que nunca sai no papel. 
Nosso projeto que era inovador em 2008 e foi o único representante da região Sul do programa Smart Cities da IBM no ano passado, agora tornou-se banal. 
Até em Canoas o Secretário Bertotto, que não perde tempo, já instalou um equipamento muito parecido com o nosso em alguns pontos de ônibus. 
A última luz do fim do túnel ocorreu perto das eleições quando o procurador geral Dr. Marcelo Do Canto nos procurou dizendo que nas semanas seguintes o processo seria assinado. Faltava apenas a apresentação de um documento importante da nossa parte. - Mas, calma la… que documento? - pensei comigo. Era um documento que demonstrava o interesse da Pontos Interligados em realizar o projeto, ou seja, uma carta de intenções. Bem, por acaso, este foi o PRIMEIRO documento enviado à EPTC, de onde todo o processo derivou. É incrível que este documento tenha se perdido e o processo tenha ficado parado por este motivo. 
Mas em tempo, levei uma cópia do documento, e quando achei estava tudo resolvido, enfim, para "começarmos" a concretizar algo... o processo voltou de novo pra EPTC. (?????) 
Muitas vezes me pego pensando se realmente meu projeto foi desenvolvido para incentivar o uso do transporte coletivo, ou qualifica-lo, ou levar informação aos passageiros... ou se só eu enxergo desta forma. 
Porto Alegre. Estou tentando fazer minha parte mas está difícil demais assim. 
Sou teimoso, mas temos que admitir. Em uma capital onde 7 em cada 10 postes de luz são ainda feitos de madeira, parece-me que não adianta oferecer uma tecnologia de um produto como o nosso quando a mentalidade dos responsáveis se satisfaz em resolver o problema do transporte público com adesivos coloridos, colocados em um ou outro ponto de ônibus, apenas sinalizando que ônibus passam por ali. Pra que serve esta informação a alguém que não conhece os itinerários dos ônibus? 
É isto. A todos que apóiam nosso projeto, só resta agradecer, e desejar um ótimo Natal, e próspero 2013 pra quem fica."

Um comentário:

  1. Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC
    Transporte e Circulação... ? Podiam trocar o nome pra fiscalização de transito de automóveis, pq é só o que fazem... os projetos que chegam nas mãos deles param, são mutilados ou executados sem estudo suficiente. É uma vergonha isso.

    ResponderExcluir