11.11.13

TEDxLaçador: A Complexa Dança das Cidades

"A Complexa Dança das Cidades" foi o título que o TEDxLaçador deu para a apresentação que eu fiz no evento, em setembro. Achei legal, remete à citação da Jane Jacobs que li ao final



É sobre Porto Alegre mas, no fim, é sobre urbanismo. Sobre noções erradas que temos sobre o desenvolvimento das nossas cidades: as soluções pro "caos" que vemos hoje são contraintuitivas ao que fomos programados para perceber.

Primeiro, porque muitas vezes se desconhece o passado, a origem dos dos problemas e como chegamos aonde estamos. Segundo, porque tudo dentro do nosso cotidiano requer planejamento para funcionar: quanto mais previsibilidade, menor chance de erro. Pra problemas complicados, onde o resultado pode ser previsto com pequena margem de erro, planejamento é essencial.

Mas o mesmo não se aplica para problemas complexos como cidades, onde novas variáveis totalmente imprevisíveis são introduzidas ao longo do caminho. Aliás, "design urbano", aplicado na escala de uma cidade inteira, é um termo equivocado na sua essência. O pensamento modernista-corbusiano de que técnicos, planos e regras dirigindo o futuro da cidade falhou imensamente (Brasilia fala por si só), e não devemos cair na armadilha de usar a mesma lógica para soluções futuras.

Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário