13.11.13

Sorteio de livro: "Morte e Vida de Grande Cidades", por Jane Jacobs


"Este livro é um ataque aos fundamentos do planejamento urbano e da reurbanização ora vigentes. É também, e principalmente, uma tentativa de introduzir novos princípios no planejamento urbano e na reurbanização, diferentes daqueles que hoje são ensinados em todos os lugares, de escolas de arquitetura e urbanismo a suplementos dominicais e revistas femininas, e até mesmo conflitantes em relação a eles. Meu ataque não se baseia em tergiversações sobre métodos de reurbanização ou minúcias sobre modismos em projetos. Mais que isso, é uma ofensiva contra os princípios e os objetivos que moldaram o planejamento urbano ortodoxo."

É assim que Jane Jacobs introduz o livro que rompeu completamente a disciplina de planejamento urbano, criando um marco histórico no estudo sobre cidades.

O "Morte e Vida" (Martins Fontes), como é comumente abreviado, não é um livro de regras sobre como cidades devem ser. Pelo contrário: é um relato sobre como a espontaneidade, a imprevisibilidade e a emergência de diferentes usos e atividades é que geram a diversidade e a vitalidade que cidades naturalmente possuem. É uma arma protetora contra soluções mirabolantes vendidas por urbanistas que pretendem, através de grandes planos, resolver todos os problemas envolvidos no desenvolvimento de uma cidade.

Tendo escrito alguns artigos sobre o trabalho dela, Jane Jacobs é minha urbanista predileta e "Morte e Vida" é certamente sua obra prima. Após um período em falta na editora, comemoramos sua volta às estantes através do sorteio de uma cópia através da minha página do Facebook. O livro será entregue para qualquer endereço brasileiro sem custos para o sorteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário